A Inspecção Geral do Trabalho garantiu que vai seguir com o compromisso firme de actuar com imparcialidade, rigor e proximidade, colocando a dignidade do trabalhador no centro das suas prioridades, por formas a se alcançar melhorias nas condições laborais.
A informação foi avançada, esta segunda-feira, 26, pelo inspector Geral do Trabalho, Manuel Bole, na abertura da 22ª Semana Nacional de Inspecção, que decorreu numa das unidades hoteleiras de Luanda.
Manuel Bole aproveitou o momento para apelar aos inspectores-adjuntos e equipas técnicas envolvidas nesta semana de inspecção para que desempenhem o seu papel com profissionalismo, ética e sentido de missão, garantindo que os princípios do trabalho digno sejam respeitados em cada local a ser visitado.
Manuel Bole destacou, também, que a Semana Nacional de Inspecção, que decorre de 26 a 30 de Maio, vai servir de oportunidade para o reforço da promoção da pedagogia nas acções, passando pela educação legal nas empresas e junto dos trabalhadores, bem como a promoção da cultura do cumprimento voluntário da lei.
O inspector avançou, igualmente, que vai ser realizada a segunda série da Operação Trabalho Digno, este ano, em data a anunciar.
Manuel Bole afirmou que o grande objectivo da IGT é de garantir melhores qualidades e condições de trabalho aos trabalhadores angolanos.
“Porque no fim do dia, o que nós queremos é que a nível das entidades empregadoras haja sempre a paz social necessária e nós vamos indo à busca daquelas que são as melhores condições para que os trabalhadores possam sentir-se à vontade e desempenhar as suas actividades da melhor maneira possível”, garantiu.
Vale realçar que, esta 22ª Semana Nacional de Inspecção arranca sob o lema “IGT 50 anos a assegurar a observância da legislação laboral”.