Uma delegação de especialistas em saúde do Quênia visitou, nesta semana, os Hospitais Gerais de Viana e Cacuaco, em Luanda, com o objectivo de fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países.
Segundo uma nota do MINSA, a que OPAÍS teve acesso neste sábado, a visita visou a troca de conhecimentos, o intercâmbio de recursos humanos e o desenvolvimento de novas parcerias no setor da saúde.
A comitiva, liderada pela embaixadora do Quênia em Angola, Joyce Khasiamwa M’maitsi, percorreu as instalações dos hospitais, onde conheceu de perto os serviços prestados e os programas de formação em andamento.
No Hospital Geral de Viana, a directora pedagógica, Jacinta Figueiredo, informou que a unidade está a formar 402 profissionais de saúde, dos quais 51 são internos, como parte do Programa Nacional de Desenvolvimento 2023-2027.
Durante a visita, foi anunciado que o Hospital de Viana vai realizar as suas Primeiras Jornadas Científicas com o tema “Inovação e Tecnologia em Saúde”.
Na ocasião, a embaixadora queniana demonstrou interesse na iniciativa e manifestou a possibilidade de especialistas do seu país participarem no evento que terá palestras sobre traumas, cuidados críticos e o uso de tecnologia na formação médica.
Já no Hospital Geral de Cacuaco, a delegação visitou áreas estratégicas como o bloco operatório, equipado com câmaras de alta resolução que permitem a transmissão remota de cirurgias.
Além deste compartimento, visitou também a maternidade da unidade que realiza uma média de 15 partos por dia.
A comitiva também conheceu a biblioteca do hospital, recentemente acreditada para formar profissionais nas áreas de maternidade e ortopedia.
POR; Onésimo Lufuankenda