De acordo com uma nota de imprensa à qual OPAÍS teve acesso, a detenção do agente do SIC identificado como Watukaneto Moreira, ou simplesmente Zico, de 40 anos de idade, subinspector de investigação criminal colocado no SIC Luanda, município do Cazenga, ocorreu na via pública por volta das 13h desta quarta-feira no bairro Zango 2, município do Calumbo.
A detenção, segundo a nota, deve-se ao fato de este agente ter sido o autor do crime mediático que envolveu três membros da mesma família no bairro Curtume, município do Cazenga, em junho de 2024.
O documento refere que os factos ocorreram na madrugada do dia 19 de Junho do ano passado, no município do Cazenga, bairro dos Curtumes, na via pública, numa altura em que as vítimas saíam de um velório e, ao chegarem a casa, com algumas dificuldades para acessar a residência por falta de chaves, foram atingidos por disparos de arma de fogo.
Decorrido este período, o efectivo colocou-se em fuga, estando em parte incerta. Feitas as diligências, este agente foi preso e será apresentado ao Ministério Público para trâmites legais subsequentes.
O SIC reafirma que a conduta dos seus efectivos deve ser sempre exemplar e a actuação profissional deve ser mantida tanto em serviço quanto na vida particular, respeitando sempre os direitos e liberdades dos cidadãos.
Por: Onésimo Lufuankenda