Em entrevista ao jornal OPAÍS, o jornalista Carlos Pacavira fala dos primórdios do Girabola, prova cuja primeira edição se deu em 1979, assim como dos dias que correm em nome da maior festa do desporto-rei em Angola. Entre outros assuntos, o jornalista defende que o Campeonato Nacional, que oficialmente começa hoje, deve ter uma bola oficial, para evitar que cada clube use o “esférico” que quiser. Carlos Pacavira adianta também que a prova deve, sim, evoluir para uma liga, no entanto, o nome Girabola deve manter-se para se preservar a memória colectiva e histórica do Campeonato Nacional
A primeira edição do Girabola, Campeonato Nacional de futebol, deu-se em 1979. Que memórias tem desse período e qual é a origem do termo girabola?
O Girabola, tal como o Calcio na Itália, Bundesliga na Alemanha e a Premeir League na Inglaterra, etc., é o termo que define o campeonato angolano da primeira divisão, ou para sermos mais exactos, a prova de maior prestígio e mais consagrada do futebol nacional. O termo Girabola associou-se imediata, automática e naturalmente ao campeonato então instituído.
O facto não representou, entre- tanto, uma criação inédita, pois, enquanto o Campeonato Nacional foi instituído em 1979, o termo Girabola celebrava já doze anos de existência. Foi seu autor o jornalista Rui Carvalho, em 1967, para designar o então campeonato provincial de Angola. Nesta altura, surgiram as primeiras manifestações de nacionalismo no desporto. Nas cidades, começava a ser melhor compreendido o fenómeno da Luta de Libertação Nacional que no interior do país se desenvolvia.
O campeonato português da primeira divisão não tinha nada a ver com o campeonato de Angola. Eram provas completamente distintas e dentro do espírito da Frente Ampla para o Desporto, criada neste mesmo ano. Passou-se a personalizar o campeonato dando-lhe um cariz puramente nacionalista, através de uma linguagem que se ajustasse a este espírito. Foi desta forma que nasceu o termo Girabola que, com toda a carga de intenção, passou a definir o campeonato de futebol de Angola.