O país beneficiou, nesta sexta-feira, por via do Ministério da Saúde, um total de dois milhões de doses de vacina oral contra a cólera, com o objectivo de reforçar a estratégia de contenção da doença no país.
A entrega das vacinas foi feita pelo Grupo Internacional de Coordenação, com financiamento da Aliança Mundial de Vacinas (GAVI), e foi recebida pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, na Central de Compras e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos (CECOMA).
Na ocasião, Silvia Lutucuta destacou que a nova remessa de vacinas representa um reforço crucial para sustentar o progresso do país na contenção da epidemia da cólera e evitar novos surtos.
A titular da pasta da Saúde garantiu que as vacinas serão administradas com base em critérios epidemiológicos e coordenadas a nível central pela Direcção Nacional de Saúde Pública e a nível das províncias pelos Gabinetes e Direcções Municipais de Saúde, com o apoio técnico da OMS, UNICEF, CDC e Médicos Sem Fronteiras.
Sílvia Lutucuta esclareceu que as vacinas contra a cólera não são uma solução isolada, mas sim um instrumento poderoso utilizado em articulação com outras medidas sanitárias.
A dirigente destacou ainda que Angola está a dar sinais claros de melhorias na contenção da epidemia da cólera, fruto de um intenso esforço conjunto entre o governo e os parceiros.
POR: Onésimo Lufuankenda