A Federação Angolana de Futebol (FAF), a Associação Nacional dos Clubes de Futebol (ANCAF) e a ZAP assinaram ontem uma parceria que promete transformar o Girabola numa competição com transmissões regulares e de elevado padrão de qualidade.
Segundo uma nota chegada à redacção do jornal OPAÍS, esta parceria estabelece um compromisso partilhado de elevar a qualidade, ampliar a visibilidade e promover o Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão que há décadas apaixona os angolanos, colocando-o ao nível dos grandes palcos do futebol africano e não só.
A mesma nota refere que, durante as próximas épocas, a ZAP assegurará a produção, promoção e transmissão exclusiva dos jogos do Girabola, no canal Z Sports 1, com recurso a tecnologia de ponta e padrões de excelência técnica, tendo acrescentado que a magnitude das coberturas e transmissões televisivas terá duas fases, sendo a primeira focada nos jogos a decorrer em Luanda até Dezembro de 2025, num compromisso de regularidade nas transmissões, com jogos em cada jornada.
“A partir de 2026, começará um novo modelo de transmissões que permitirá jogos a partir das províncias, assegurando que não só Luanda seja palco das transmissões na ZAP. A parceria promete, para cada jornada, uma combinação de factores para assegurar 2 a 5 jogos por jornada”, lêse no documento.