O Mestre Internacional angolano Eugénio Campos está entre os principais representantes de Angola no 24.º Campeonato Mundial de Xadrez da IPCA (Associação Internacional de Xadrez para Pessoas com Deficiência Física), que arrancou ontem na cidade indiana de Goa.
A competição, uma das mais importantes no xadrez adaptado, será realizada no The International Centre Goa, reunindo 97 enxadristas de alto nível oriundos de mais de 20 países, incluindo Arménia, Rússia, Israel, França, Alemanha, Cazaquistão, Vietname, África do Sul e os anfitriões da Índia.
Além de Eugénio Campos, Angola contará com a presença de Adriano Leopoldo, atleta da Academia Macovi do Capalanga, cuja chegada à Índia está prevista para o dia 21. Ambos terão a missão de ele var o nome do país numa competição marcada pelo elevado grau de exigência técnica.
O torneio será disputado em três formatos distintos: ritmo clássico (90 minutos por jogador com 30 segundos de incremento por lance), rápidas (15 minutos com 10 segundos de incremento) e blitz (5 minutos com 3 segundos de incremento), todos no sistema suíço ao longo de nove jornadas.
Eugénio Campos já tem histórico de destaque nesta prova, sendo que na edição anterior do Mundial IPCA, realizada em Gyumri, Arménia, o angolano somou 6 pontos em 9 possíveis no ritmo clássico, terminando na décima posição entre 52 participantes.
O vencedor dessa edição foi o uzbeque Alimzhan Ayapov, com 7 pontos, seguido por Sander Severino, das Filipinas, e Sargis Sargissyan, da Arménia, ambos com 6,5 pontos.