EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Ter, 23 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

VICY ANTÓNIO: “É uma honra ver o meu nome imortalizado no Estádio Nacional de Futebol do Uíge”

Mário Silva por Mário Silva
31 de Outubro, 2025
Em Desporto, Última Hora

Numa curta entrevista a OPAÍS, Vicy António mostrou-se, nesta quinta-feira, feliz pelo facto de o Governo imortalizar o seu nome no Estádio Nacional de Futebol “Vicy António”, recinto com 10 mil lugares e uma pista de atletismo. O autor do primeiro hat-trick do Girabola revelou que o estádio, que será inaugurado no dia 3 de Novembro, vai incentivar o resgate da mística do desporto rei na terra do Bago Vermelho. O antigo craque do futebol angolano lamentou o estado em que se encontra a modalidade na província

Poderão também interessar-lhe...

MINTTICS destaca percurso profissional de Manuel da Conceição

‎OMA contribui para alfabetização de mais de 200 mil pessoas nas últimas cinco décadas

Mário Oliveira lamenta morte do jornalista Tomé Armando

O Estádio Nacional de Futebol do Uíge, que será inaugurado no dia 3 de Novembro, terá o seu nome. Qual é o sentimento?

O sentimento é enorme. Não acreditei um dia que acontecesse. É o resultado do trabalho, do sacrifício, de estar todo o tempo, todo o dia, a treinar, a jogar, se dedicar, ter o amor naquilo que gostava de fazer. Agradeço a todos que estão envolvidos para que a homenagem seja uma realidade.

O Estádio vai galvanizar a juventude à prática do futebol?

Claro que o novo estádio vai incentivar os jovens à prática do desporto, em particular do futebol. Todo mundo sabe que a província do Uíge é uma terra do desporto-rei, porque já teve equipas fortes, como Futebol Clube do Uíge e o Construtor do Uíge. Ambas participaram nas primeiras edições do Girabola. Infelizmente, perdemos a mística e para piorar não temos equipas na primeira divisão do Campeonato Nacional. Nós faremos com que a mística volte à origem. Faremos todos os esforços para formar outros craques.

Há projecto para resgatar a mística do desporto-rei na província do Uíge?

Temos um projecto de uma escola aqui, mas com o objectivo de recuperar a mística. Para que possamos descobrir mais jogadores, porque na década de 70 tivemos bons jogadores.

Como é que está o futebol na província?

O futebol aqui na província está mesmo mal. As duas equipas desceram de divisão, infelizmente, não há entendimento e colaboração entre os dirigentes. Duas equipas descerem de divisão demonstra que algo não está bem, logo deve ser resolvido.

Tem recebido apoio por parte do Governo?

Bem, será o meu nome no estádio. Praticamente, não ganhei nada no futebol aqui no país, mas como cidadão cumpri o meu papel que é representar as cores da bandeira nacional. Acho que o Governo deve fazer alguma coisa para os antigos futebolistas. Estamos aqui um pouco perdidos. Por isso, é importante que o Governo olhe para as nossas vidas sociais.

O clássico do futebol angolano será disputado no dia 9 de Novembro. Gostaria que o jogo fosse realizado no Estádio Nacional de Futebol do Uíge “Vici António”?

Seria uma boa oferta para a população do Uíge. Ter duas grandes equipas do futebol angolano aqui na província seria algo importante para massificar a modalidade na província.

Perfil:

Vicy António, que nasceu na província do Uíge no dia 26 de Junho de 1953, conquistou dois campeonatos nacionais (1983 e 1985), uma Taça de Angola (1982) e uma Supertaça (1983). Ao serviço do MCH, Vicy António jogou ao lado de figuras como Adelar, Kiala, Afonso, Bento, Bidy, Carlitos, Dias Finda, Jolie, José, Nimy, Simarró, Maradona, Marco, Michel, Samy, Tunga, Rizanó, Nfinda, Pelé e Malungo. Com a camisola do Estrela Clube 1.º de Maio de Benguela, alinhou com Daniel, Tomás, Kiala, João Manuel, João de Deus, Agostinho, Garcia, André Nzuzi, Barros, Mira, Reigadinha, Simões, Melaschton, Sequeira, Fusso, Santana, Zé Águas, Rui Teixeira, Raúl, Muzemba, Moisés, Fidele, Zandú, Tadeu, Sarmento e Maluka. Nos Palancas Negras, Vicy António jogou com Napoleão Manecas, Luís Cão, Tony, Catarino, André Nzuzi, Wilson, Makuéria, Avelino, Tandu, Santo António, Garcia, Zeca, Barbosa, Chico Dinis, Lourenço, Fusso, Ivo, Eduardo Machado, Nsuka, Gonçalves, Vieira Dias, Nelson, Sarmento, Antoninho, Mendinho, Ndala, Maluka, Nelson, Alves, Ndunguidi, Jesus, Dinis e Abel Campos.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

MINTTICS destaca percurso profissional de Manuel da Conceição

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira, manifestou, hoje, profundo pesar pelo...

Ler maisDetails

‎OMA contribui para alfabetização de mais de 200 mil pessoas nas últimas cinco décadas

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026
Daniel Miguel

‎‎A secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Emília Carlota Dias, anunciou que nos últimos 15 anos a organização feminina...

Ler maisDetails

Mário Oliveira lamenta morte do jornalista Tomé Armando

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira, manifestou, nesta Terça-feira, 23, pesar...

Ler maisDetails

‎Mais de quatro milhões de cidadãos em Angola não sabem ler e escrever

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

‎‎Pouco mais de quatro milhões e 500 mil cidadãos em Angola, maiores de 15 anos de idade, ainda não sabem...

Ler maisDetails

MINTTICS destaca percurso profissional de Manuel da Conceição

23 de Junho, 2026
Daniel Miguel

‎OMA contribui para alfabetização de mais de 200 mil pessoas nas últimas cinco décadas

23 de Junho, 2026

Mário Oliveira lamenta morte do jornalista Tomé Armando

23 de Junho, 2026

‎Mais de quatro milhões de cidadãos em Angola não sabem ler e escrever

23 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.