O troféu da 35.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2026 foi exibido, neste domingo, no Campo Vermelho, no Ngola Kiluange, município do Hoji-Ya-Henda, em Luanda, durante o encerramento do torneio juvenil de futebol alusivo aos 50 anos de Independência Nacional.
Sob a alçada organizativa da TotalEnergies, o evento reuniu centenas de jovens atletas, dirigentes desportivos e moradores locais. Em declarações à imprensa, o director-geral da TotalEnergies Angola, Martin Deffontaines, fez questão de destacar a importância de investir na juventude e no desporto como pilares para o desenvolvimento do país.
“A juventude angolana é uma prioridade para os nossos projectos sociais. Vi aqui muitos jovens promissores, verdadeiros Yamal e Mbappé de Angola”, afirmou. A taça percorre diversos países africanos num tour promovido pela Confederação Africana de Futebol (CAF) e pela TotalEnergies, uma das patrocinadoras da competição. Durante o torneio, várias equipas juvenis mediram forças em partidas empolgantes, demonstrando elevado nível técnico e disciplina tática.
Entretanto, os Reis do Sambizanga conquistaram o torneio na categoria de sub-14, mercêdo triunfo diante da Academia de Futebol de Viana, por cinco bolas quatro, nas grandes penalidades, após um empate (1-1) durante os 90 minutos.
De realçar que o evento foi aberto com uma partida de exibição entre as equipas de estrelas da TotalEnergies e das Velhas Guardas do Campo Vermelho, encontro que terminou com vitória da turma petrolífera, por três bolas a zero.
Por: Kiameso Pedro









