A Selecção Nacional de futebol feminina sub-20 estreia-se,no próximo sábado, na quarta edição da Taça COSAFA, competição organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) e inserida nos Jogos da Juventude da Região 5
O torneio, aguardado com expectativa pelos amantes da modalidade, realiza-se na cidade de Windhoek, capital da Namíbia, de 4 a 13 do corrente mês. O combinado nacional integra o grupo B, com as selecções de Eswatini, Zâmbia e África do Sul, de acordo com o sorteio realizado na última terça-feira pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Na estreia, a selecção angolana mede forças com Eswatini, no Estádio da Universidade da Namíbia (UNAM), a partir das 16:00 (hora de Angola). Ainda no sábado, a Zâmbia e a África do Sul, duas das maiores potências regionais, defrontam-se às 15h00.
Sob a orientação técnica de José Trindade Perito, a equipa técnica conta ainda com Verónica Lando como treinadora-adjunta, Teresa Catala como preparadora de guarda-redes, Domingas Silva como seccionista e Eduarda Ventura no papel de fisioterapeuta.
A convocatória das Welwitchias apresenta um leque diversificado de talentos oriundos de várias províncias e clubes do país. Na baliza estarão Albertina Faustino João (Malu FC) e Gabriela Miguel Pedro (Rosinha do Cazenga).
No sector defensivo, destacam-se atletas como Beatriz Manuel Sousa Freire (1.º de Agosto), Judilna R. Benjamim Bumba (Escola Politécnica de Cabinda), Marcelina Zeferino Kizomba (Malanje Sport Club), Inês Domingos Filhos (1.º de Agosto), Clementina I. V. Hangula (G.D. Oto) e Ana Nair Zua (1.º de Agosto).
A linha média será formada por Ermelinda R. F. Quimuanga (1.º de Agosto), Marcelina Futa Dange (FC Massala), Domingas J. Mufuna (Augusta Salvador de Malanje), Lourdes Pututa (Escola Politécnica de Cabinda), Adelina M. T. Filipe (Gloriosos FC da Huíla), Glória Catiana Araújo (VGC Academia do Moxico) e Maria Stranguay Vieira (Carmona FC).
No ataque, a equipa contará com a capacidade goleadora de Sandra Ganga Correia (1.º de Agosto), Érica Esmael André (1.º de Agosto), Maria Angelina Francisco (G.D. Oto), Adiurde Ngola Gomes (Malanje Sport Club) e Elisandra Cassova Jordão (1.º de Agosto). Além disso, a prova reúne oito formações da África Austral, divididas em dois grupos de quatro equipas cada. Segundo os regulamentos da competição, as duas melhores de cada grupo carimbam o passaporte para as meias-finais.
O torneio, que terá lugar nas terras de Sam Nujoma, visa dar visibilidade ao talento emergente e preparar as atletas para desafios internacionais de maior dimensão.
Por: Kiameso Pedro