O maior recinto desportivo da terra do Bago Vermelho traz padrões internacionais da CAF e da FIFA, bem como condições para a prática de atletismo em várias disciplinas
Na manhã de ontem, segunda-feira, debaixo de chuva torrencial que caiu sobre a cidade do Uíge, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, inaugurou oficialmente o novo Estádio Nacional Vicy António, construído na zona adjacente à Centralidade Novo Horizonte do Kilumesso, na terra do Bago Vermelho.
Depois do descerramento da placa de inauguração, bem como do corte da fita, efectuou uma visita guiada ao estádio, erguido pela empresa Kora Internacional Kwiss, numa área de cinco hectares. Seguiu-se o momento de exibição desportiva, com corrida de atletismo de 200 metros e 400 metros, na novinha pista de tartan que corresponde às exigências internacionais.
O desporto-rei teve também o seu momento no “tapete verde” do Estádio Nacional Vicy António, com o jogo entre as equipas do Santa Rita de Cássia do Uíge e FC do Paco, tendo terminado com a vitória, por 2-1, dos católicos.
O novo Estádio do Uíge, que está enquadrado nas celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional, cuja primeira pedra foi lançada no dia 19 de Junho de 2022, contempla balneários para as equipas, árbitros e pessoal de apoio, bem como zona de aquecimento, salas de emergência médica e controlo de doping, WC para adeptos e cabine de imprensa.
Abarca ainda estúdios de TV e rádio, rampas de estacionamento extenso para viaturas, bem como outros meios rolantes. O Estádio Nacional Vicy António tem condições à prática de desporto nocturno, visto que tem instaladas quatro torres de iluminação, espaço de lazer e ginásio.
O recinto, que homenageia o antigo jogador do Construtor do Uíge, 1.º de Maio de Benguela, Vicy António, tem espaço reservado para a prática de atletismo em várias disciplinas, provas de 100 metros, 100 metros barreiras, 400 metros obstáculos, 4×100 estafefa e 10 mil metros, bem como lançamento do dardo, do peso e do martelo.
			




							



