Os realizadores de campeonatos de futebol comunitário da província de Icolo e Bengo aprovaram, neste sábado, medidas que visam a uniformização do desporto rei nas terras do primeiro Presidente da República, Dr. António Agostinho Neto.
Em declarações ao jornal OPAÍS, o presidente da Associação Provincial dos Desportos Comunitários daquela província, Tito Cahálo, explicou que os promotores decidiram calendário único para a temporada, ou seja, será de Março a Novembro, tendo acrescentado que a época terá pausa de dois meses, Dezembro e Janeiro.
Tito Cahálo faz saber também que os realizadores que movimentam os torneios comunitários foram unânimes no quesito da criação de categorias: “Teremos escolinha-infantis, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20, sénior, velhas-guardas, velhas-glorias e em ambos os sexos), com regras adaptadas à realidade da província de Icolo e Bengo.
O responsável sublinhou que a reunião da família do desporto comunitário permitiu, igualmente, a padronização das regras de jogo, incluindo bolas oficiais e tempos de partida adequados a cada escalão.
“Outro marco da reunião foi informação de que com o apoio das administrações estão já em andamento as constituições das associações municipais dos desportos comunitários sob supervisão da associação provincial, que ficará responsável pela coordenação geral, arbitragem, disciplina e comunicação”, avançou, tendo assegurado que é um passo histórico para o desporto comunitário.
“Pela primeira vez teremos regras claras e iguais para todos, o que vai dar mais credibilidade e valorização ao trabalho que fazemos nos bairros”, destacou Tito Cahálo.