O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Alves Simões, apresentou, no último Sábado, na cidade do Lubango, capital da província da Huíla, o Programa Nacional do Futebol, durante um encontro realizado com a Associação Provincial de Futebol (APF), a Direcção da Juventude e Desportos, bem como vários agentes desportivos.
Sem revelar em detalhe as vias de execução, nem o plano de acção do referido programa, Alves Simões afirmou que o objectivo é integrar na Selecção Nacional novos talentos que despontam nas diversas províncias do país.
Por outro lado, Alves Simões disse que, no âmbito do mesmo programa, está igualmente prevista, para a província da Huíla, a realização de uma acção formativa dirigida a árbitros e treinadores de futebol.
“Viemos ouvir para podermos, então, gizar o Programa Nacional do Futebol. Não estamos de acordo que as selecções nacionais sejam formadas apenas com atletas de Luanda. Temos de diversificar. Precisamos criar, aqui na província, o Director Técnico Provincial. Esta é uma direcção nova e será ela a encarregar-se da criação das selecções provinciais jovens, nomeadamente os sub-20 e os sub-17”, afirmou.
A ideia, de acordo com o responsável, é descentralizar algumas acções que, até ao momento, eram executadas apenas na capital do país, como é o caso da formação de técnicos e dirigentes desportivos.
Por: João Katombela, na Huíla









