Uma delegação angolana, composta por representantes do Ministério do Turismo, do Ministério da Agricultura e da Associação de Caçadores, participou, de 19 a 21 de Julho, no Estado do Texas, Estados Unidos da América, na Exposição e Gala Anual do Dallas Safari Club, a convite da referida organização e da instituição norte-americana Conservation Force.
O evento reuniu os principais operadores de caça a nível mundial, bem como empresas fornecedoras de bens e serviços ligados ao segmento do turismo cinegético.
Durante a convenção, foi realizado um seminário específico sobre Angola, no qual foram apresentadas as potencialidades faunísticas do país com vista à promoção do turismo cinegético, bem como as acções em curso para a reabertura oficial da actividade de caça, após 17 anos de interdição legal.
O anúncio da reabertura da caça em Angola foi bem acolhido pelos caçadores e investidores norte-americanos, que representam o maior mercado mundial do turismo cinegético. Demonstraram grande interesse em obter mais informações sobre as oportunidades disponíveis em Angola e manifestaram vontade de aderir às ofertas dos Game Farms já preparados para o efeito.
Um dos momentos altos da participação angolana foi a realização, durante a gala, dos primeiros leilões de caça e de pesca do marlim, que resultaram numa arrecadação de cerca de 44 mil Dólares.
Recorde-se que, após 17 anos de interdição, foi aprovado pelo Conselho de Ministros, em 2024, o novo regulamento de caça. Actualmente estão a ser criadas as condições técnicas e organizativas para o relançamento oficial do turismo cinegético em Angola. A cerimónia de abertura da época de caça desportiva está agendada para o dia 1 de Agosto de 2025, na Fazenda do Carivo, província de Benguela.