Esta noite, a partir das 20:00 (hora de Angola), o Petro de Luanda mede forças com ASC Ville de Dakar, em desafio referente à terceira jornada da Conferência Sahara da Liga Africana de Basquetebol (BAL), que decorre no Senegal
Depois de cair com estrondo no último domingo diante do Union Sportive Monastir da Tunísia, mercê da derrota por 73-87, o representante angolano quer evitar nova surpresa no evento continental.
Naquele desafio, os petrolíferos ficaram aquém do que era esperado pelos adeptos e sócios do clube, uma vez que não conseguiram explorar as suas melhores características.
No período de descanso, os detentores do título, melhores apetrechados em relação ao adversário, perdiam por 45-46, sendo que Babacar Sane (Monastir) foi o melhor cestinha do encontro com 24 pontos.
Em virtude disso, o treinador do clube do Eixo-Viário, Sérgio Valdeomillos, trabalhou ontem a recuperação defensiva, assim como lançamentos da linha dos dois e três pontos.
Além disso, o timoneiro da formação angolana deu ênfase à condição física, visto que o embate com os tunisinos foi de elevado desgaste. Entretanto, os tricolores entram com estatuto de favoritos e podem sair da quadra com um resultado expressivo porque o adversário reúne pouca experiência no certame.
Na primeira jornada, o clube petrolífero “cilindrou” o estreante Kriol Star de Cabo Verde, por 103-72. Eis os atletas que representam as cores do Petro de Luanda no evento: Gerson Domingos, Eduardo Simão, Yanick Moreira, Childe Dundão,Souleyman Diabate, Rigoberto Mendonza, Samson Mashebinu, Cléusio Castro, Aboubakar Gakou, Glofate Buiamba, Patrick Gardner, Azuwanne Anosik e Kenneth Manuel.
De acordo com os regulamentos da competição, apuram-se directamente para a fase final as duas primeiras classificadas. Para a fase final, já estão apuradas as equipas do Al Ittihad de Alexandria do Egito e River Hoopers da Nigéria.
Esta etapa vai se disputar de 6 a 14 de Junho do corrente ano na cidade sul-africana de Pretória, isto é, no Sun Beat Arena.
Al Ahly do Egipto (2023), Zamalek do Egipto (2021), Petro de Luanda (2024) e Monastir da Tunísia (2022) são as formações que já venceram a competição.
Por: Kiameso Pedro