A Selecção Nacional de futebol de honras cumpre esta quarta-feira o terceiro dia de treinos, no quadro da preparação para o aguardado jogo particular com a Argentina, marcado para o dia 14 deste mês no Estádio 11 de Novembro, na capital do país, a partir das 17:00
O duelo promete ser um dos momentos mais marcantes do futebol angolano nos últimos anos, uma vez que se insere nas comemorações dos 50 anos de Independência Nacional. Sob a orientação do técnico francês Patrice Beaumelle, os trabalhos tiveram início nesta segunda-feira, no Estádio 22 de Junho, na capital do país, e decorrem em ambiente de concentração máxima. Sabe este jornal que o grupo tem mostrado empenho em cada sessão, consciente da dimensão do encontro que se avizinha.
Na sessão desta quarta-feira, Patrice Beaumelle vai privilegiar a condição física, apostando em exercícios de resistência e velocidade, com destaque para corridas à volta das quatro linhas, trabalhos de coordenação motora e alongamentos.
Após o aprumo físico, o seleccionador nacional vai dar ênfase às questões técnicas e tácticas como circulação rápida do esférico, organização defensiva, transição entre sectores e os lances de bola parada.
Patrice Beaumelle tem insistido na importância da disciplina táctica e do rigor posicional, dois factores que considera essenciais para travar o jogo ofensivo argentino, conhecido pela posse de bola e pelas movimentações imprevisíveis dos seus avançados, com realce para Lionel Messi, que actua no Inter Miami dos Estados Unidos da América.
Além da componente física e táctica, o técnico francês vai dedicar parte das sessões ao trabalho psicológico, ciente de que enfrentar a formação alviceleste exige uma forte preparação anímica. Adicionalmente, a partida também permitirá ao seleccionador observar novas opções e testar estratégiasvisando a participação no Campeonato Africano das Nações (CAN) que terá no Reino de Marrocos, no próximo ano.
Eis a lista de convocados: Guarda-redes: Hugo Marques, Neblu, Agostinho Calunga e António Dominique. Defesas: Eddie Afonso, Núrio Fortuna, Rui Modesto, Tó Carneiro, Jonathan Buatu, Gaspar, David Carmo e Alexandre Abel. Médios: Fredy, Maestro, Beni Mukendi, Show, Manuel Keliano, Mário Balbúrdia, Megue e Domingos Andrade.
Avançados: M’bala Zola, Milson, Chico Banza, Gelson Dala, Jó Paciência, Manuel Benson, Zito Luvumbo, Ary Papel, Mabululu e Randy N’teka.
Por: Kiameso Pedro









