A Selecção Nacional de natação, em masculino e em feminino, conquistou 18 medalhas — cinco de ouro, igual número de prata e oito de bronze — no Campeonato da Zona IV, no Reino de Essuatíni
Na competição, que terminou ontem, Angola esteve presente com vinte e cinco nadadores, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Em declarações ao jornal OPAÍS, a presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Ana Lima, fez um balanço positivo da participação de Angola no certame.
“A Selecção Nacional conquistou 18 medalhas, estabeleceu 12 novos recordes nacionais — maioritariamente nas categorias infantil e juvenil — e alcançou ainda 4 recordes do campeonato”, disse, mostrando-se radiante pelo feito.
Ana Lima revelou que estes resultados não são apenas motivo de orgulho, mas, sobretudo, um sinal encorajador para o futuro da modalidade, tendo acrescentado que os mesmos representam um marco importante no crescimento da natação angolana.
“Em verdade, os resultados no Campeonato da Zona IV, no Reino de Essuatíni, apontam o caminho que devemos seguir para consolidar o desenvolvimento desportivo da modalidade, investindo na formação de base, no talento jovem e na preparação de alto rendimento”, sublinhou.
O Campeonato Africano da Zona IV também englobou a prova de Águas Abertas. África do Sul, Namíbia, Essuatíni (país organizador), Botswana, Zimbabué, Ilhas Seychelles, Zâmbia, Madagáscar, Moçambique, Malawi, Ilhas Maurícias e Angola são os países que participaram no certame.