O Campeonatos Nacionais de hóquei em patins nas categorias sub-17 e sub19, em masculinos, vão arrancar nos dias 2 e 16 de Agosto, respectivamente, em Luanda.
Segundo um documento da federação angolana da modalidade ao qual este jornal teve acesso, o campeonato sub-17 vai decorrer de 2 a 10 de Agosto, enquanto o sub-19 será disputado entre 16 e 24 de Agosto.
A nota acrescenta que ambas as competições terão lugar em Luanda e contarão com equipas de diferentes pontos do país. A decisão saiu da reunião de concertação da federação com os clubes filiados no passado dia 21 do corrente mês.
A reunião de preparação foi dirigida pelo vice-presidente desportivo da FAP, Nê Santos, com o apoio do secretário-geral da federação, membros da direcção e da comissão técnica.
De acordo com o comunicado oficial n.º 34/2024, datado de 01 de Outubro, cada equipa poderá inscrever até 20 atletas em cada categoria, sendo permitida a inscrição de 3 jogadores em regime de dupla categoria, desde que apresentem atestado médico passado pelo Centro Nacional de Medicina do Desporto ou outra entidade médica reconhecida.
Para a competição Sub-17, estão inscritas 10 equipas: Atlético Petróleos de Luanda, Baixa de Cassange de Malange, Clube Desportivo do Exército, Dinamos de Cambuze de Malange, DV Sport Clube, Grupo Desportivo da Banca, Hóquei Clube Gênios, Sagrado Coração de Jesus, Sport Namibe e Benfica e o Sporting Clube do Namibe.
Já o campeonato Sub19 contará com 7 equipas participantes: Petro de Luanda, Casa Pessoal do Porto do Lobito, DV Sport Clube, Grupo Desportivo da Banca, Sagrado Coração de Jesus, Sport Namibe e Benfica e Sporting Clube do Namibe.
As equipas mencionadas devem confirmar por escrito a sua participação até ao dia 25 deste mês. Além disso, todas as formações devem concluir o processo de inscrição – que inclui atletas, equipa técnica e representantes – até ao dia 28 de Julho, enviando os formulários para homologação através da APP oficial da FAP.
O mesmo prazo (28 de Julho) aplica-se à apresentação do comprovativo de pagamento das inscrições e taxa de participação. De realçar que o não cumprimento deste requisito implicará a exclusão automática da equipa do processo competitivo.
Por: Kiameso Pedro