Vinte e oito pilotos aceleram os motores na próxima sexta-feira e sábado (18 e 19) na cidade do Huambo, durante uma corrida de motociclismo, no quadro da Expo-Huambo/2025 e dos 50 anos de Independência Nacional.
A informação foi prestada, esta terça-feira, à imprensa, pelo secretário da Associação local dos Desportos Motorizados, Cláudio Pinto, que disse se tratar de 12 pilotos do Huambo, com motos de 50 centímetros cúbico, 10 de 125 cc e seis de 600 cc, enquanto se aguarda pela confirmação dos pilotos do Bié e da Huíla.
Fez saber que as condições técnicas e humanas estão preparadas para que na sexta-feira decorram os treinos cronometrados e no sábado a prova propriamente dita, no circuito urbano habitual desta cidade.
Salientou que a prova será, também, uma antecâmara do troféu internacional “50 anos de Independência Nacional” em automobilismo e motociclismo, que a cidade do Huambo vai acolher de 25 a 27 deste mês, com a participação de 40 pilotos angolanos e estrangeiros.
Por sua vez, o director do gabinete da Juventude e Desportos, José Albano Manuel, disse que as condições estão criadas para proporcionar muita alegria e festa aos citadinos, num compromisso do Governo local em promover mais intercâmbio, associativismo e o turismo interno.
Frisou que a Expo-Huambo, marcada de 25 a 28 de Setembro próximo, será um momento para que vários investidores tenham contacto com a realidade sócio e económica desta região do Planalto Central do país e criem novas oportunidades de negócios e de cooperação, daí a corrida de motociclismo para saudar este certame.
Na província do Huambo, para celebrar os 50 anos de Independência Nacional, a comemorar-se a 11 de Novembro próximo, estão previstos, entre outros, festivais músicoculturais, prémio de jornalismo e torneios desportivos.