A prova inicia amanhã, 22, e termina no dia 2 de Dezembro, no Complexo Desportivo de Alto Rendimento José Armando Sayovo, na província do Bengo
A melhoria defensiva, com ataque a homem e lançamentos de bola, dominou os últimos treinos do Misto do Huambo, que almeja recuperar o título do Campeonato Nacional de basquetebol sénior feminino em Cadeira de Rodas.
O conjunto do Huambo, terceiro classificado na última edição do Nacional da modalidade, disputado na cidade do Cuito, província do Bié, falhou o acesso à final ao perder diante da congénere de Benguela, campeã em título, por 10-27.
O IV Campeonato Nacional unificado vai decorrer de 22 do corrente mês a 2 de Dezembro próximo, no Complexo Desportivo de Alto Rendimento José Armando Sayovo, na província do Bengo.
Em declarações à imprensa, esta quinta-feira, o treinador principal do Misto do Huambo, Evaristo Pedro Muholo, disse que o grupo está coeso e de “olhos” postos na revalidação do título falhado na última edição. Referiu que as “meninas” estão preparadas e focadas apenas na vitória, atendendo o torneio realizado com êxito durante as comemorações dos 50 anos de Independência Nacional, assinalados a 11 do corrente mês.
Quanto aos masculinos, a disputar-se no mesmo recinto, Evaristo Pedro Muholo disse que o objectivo é melhorar a classificação, do oitavo alcançado na última edição para o quinto ou terceiro lugar do pódio. Disse que o conjunto conta com 24 atletas femininos e 12 masculinos, que, para além do título, pretendem conquistar um lugar na Selecção Nacional da modalidade.
O Misto de Benguela venceu a última edição em masculino, enquanto o Uíge arrebatou o troféu em masculino. O Misto do Huambo em feminino possui dois títulos, conquistados em 2021 e 2023.









