O ministro da Juventude e Desportos, Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, manifestou, hoje, profundo pesar pelo falecimento do comentador desportivo Joaquim Sapalo Bapolo Luís, conhecido no meio radiofónico e desportivo como Joaquim Sapi, ocorrido nesta quinta-feira, 14, na província da Huíla, vítima de doença.
De acordo com uma nota de condolências do Ministério a que este jornal teve acesso, Joaquim Sapi “foi muito mais do que uma voz da Rádio 5. Foi um apaixonado pelo desporto, um comentador perspicaz e comprometido com a verdade dos factos. Ao microfone, Joaquim Sapi ajudou-nos a compreender melhor o jogo, a apreciar o desempenho dos atletas e a promover um desporto mais informado e justo”, refere.
A nota ressalta ainda que o legado deixado por Joaquim Sapi é uma fonte de inspiração para todos aqueles que, no país, encaram o jornalismo e o comentário desportivo como um verdadeiro serviço público.
O Ministério da Juventude e Desportos endereçou as mais sentidas condolências à família enlutada, à Rádio 5, aos colegas de profissão e aos ouvintes que acompanharam e admiraram o trabalho do comentador.