O Campeonato Nacional de futebol, até ontem designado por Girabola, passa, doravante, a chamar-se “Liga Unitel – Girabola”, conforme anunciado esta segunda-feira, em Luanda, pela empresa UNITEL e a Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF).
Em conferência de imprensa conjunta, realizada numa das unidades hoteleiras da capital, o presidente da Comissão Executiva da empresa de telefonia móvel UNITEL, Amílcar Safeca, afirmou que o objectivo do acordo firmado entre as partes é, de modo geral, a valorização da prova, tornando-a um verdadeiro objecto de negócio.
Na ocasião, o responsável não adiantou os valores envolvidos no contrato de três anos, considerando ser mais importante destacar as acções programadas no instrumento rubricado entre os representantes das partes (os presidentes da UNITEL, Amílcar Safeca, da ANCAF, João Lusevikueno, e o da Federação Angolana de Futebol (FAF), Alves Simões).
De acordo com Amílcar Safeca, a UNITEL possui vasta experiência na área digital, sendo esta uma das vias para ajudar a alavancar a competição, nomeadamente na venda de ingressos, no desenvolvimento de acções de marketing e na criação de condições para a implementação de ‘fan zones’ e transmissão dos jogos.
Disse ainda que, numa fase ini cial, a “Liga Unitel – Girabo la” será transmitida para cerca de 20 milhões de clientes atra vés de uma plataforma de streaming, tecnologia baseada em pacotes, amplamente utilizada para a distribuição de conteúdos multimédia por via da internet.
Por sua vez, o presidente da AN CAF, João Lusevikueno, confir mou informações avançadas no domingo, em entrevista à AN GOP, a propósito do acordo agora rubricado, destacando a existência de cláusulas de confidencialidade e a adopção de princípios de transparência, num contexto de compliance que praticamente impõe uma mudança de para digmanos procedimentos de liderança.









