Em entrevista exclusiva ao jornal OPAÍS, o árbitro do futebol comunitário, Joaquim André Socola, contou como descobriu a paixão pelo apito. Kim Kim “Chefe dos Árbitros” mostrou-se feliz por ter apostado nesta profissão há vinte e cinco anos, porque, graças ao futebol comunitário, tem casa própria e consegue sustentar a família, bem como descartou a possibilidade de fazer parte do futebol profissional
Joaquim André Socola, mais conhecido por Kim Kim “Chefe dos Árbitros”, de 39 anos, descobriu a paixão pela arbitragem no futebol comunitário, depois de ter contraído uma lesão no pé direito durante os testes de admissão para ser jogador do Interclube, em 2001. Na época, a equipe afetada ao Ministério do Interior treinava no Campo da Igreja São Domingos, nas imediações do Complexo da Cidadela Desportiva, em Luan da. Foi praticamente no local que acabou com o sonho do jovem em ser um Vicy António ou Ndun guidi Daniel.
Como o amor ao desporto-rei estava na alma, Kim Kim “Chefe dos Árbitros” começou a dar os primeiros passos na arbitragem comunitária, há sensivelmente 25 anos, numa partida de futebol, no Campo do Caputo, no Rangel (município onde o jovem nasceu e viveu durante a sua adolescência). Kim Kim, que era um exímio bailarino do estilo mediático kuduro, enquanto ajuizava o jogo do Torneio Pausa Girabola, exibia toques do estilo citado.
O que deixava animados os adeptos presentes no campo. “Juntei a cultura e o futebol. O meu andamento já parecia que estava a dançar”, explicou. Kim Kim “Chefe dos Árbitros” ganha visibilidade no município do Cazenga Depois de seu pai falecer, em 2002, Kim Kim “Chefe dos Árbi tros” deixou o município do Ran gel e rumou para o Cazenga.
No Cazenga, o jovem árbitro passou a viver com a mãe, que comprava chuteira e equipamento desportivo (calção, meias e camisola) para o filho fazer o que mais gosta va: apitar jogos de futebol.
No histórico município do Cazenga, o trabalho de Kim Kim passou a ter maior visibilidade, por que naquela circunscrição da capital angolana realizavam muitos jogos de futebol de rua.









