O jovem xadrezista angolano Júlio Miguel, de apenas 18 anos, conquistou, no último domingo, pela segunda vez o Torneio de Tributo a Adriano Lucas, realizadoem Montijo, Portugal.
Representando a Macovi/Opupo/Almada, Júlio Miguel demonstrou maturidade e consistência ao longo das partidas, somando 5,5 pontos em seis
jornadas disputadas. O torneio foi disputado no sistema suíço a sete jornadas, em partidas semi-rápidas de 10 minutos mais cinco segundos de incremento.
Apesar da exigência do calendário, o angolano mantevese firme até à última ronda, onde empatou frente ao português Gustavo Pereira Francisco, do próprio Ateneu Popular de Montijo. Entretanto, o segundo lugar do pódio foi conquistado por Guilherme Velhinho Maurício, representante do clube XadrezNomico, com um total de cinco pontos.
No total, participaram 38 xadrezistas de diferentes clubes da margem sul de Lisboa, o que reforçou a competitividade do torneio e o prestígio que o evento já granjeia no calendário regional de xadrez em Portugal.
De realçar que a repetição do feito no torneio em tributo a Adriano Lucas tem um peso simbólico, uma vez que reforça a continuidade e a solidez do trabalho desenvolvido pela Macovi/Opupo/Almada, que aposta na formação e projecção internacional dos seus atletas.
pOR: Kiameso Pedro