O judoca angolano Viegas Bunga tornou-se, esta quarta-feira, o primeiro atleta do país a ocupar o 1.º lugar do ranking mundial na categoria de cadetes, marcando um feito inédito para o judo nacional, de acordo com uma nota da federação angolana da modalidade a que este jornal teve acesso.
O atleta prepara-se para os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026, com a participação pratica mente assegurada no seu escalão. Viegas Bunga conquistou o título de Campeão Africano de Cadetes na categoria -73 kg e foi vice-campeão nos Jogos Africanos da Juventude, realizados em Luanda.
Não há dúvidas de que o êxito de Viegas Bunga resulta do trabalho da direcção da Federação Angolana de Judo, liderada pelo presidente Hermenegildo San tos, que tem vindo a promover condições adequadas de treino e acompanhamento técnico.
“Este resultado é igualmente reflexo da visão estratégica e do espírito de equipa da actual Direcção da Federação Angolana de Judo, liderada pelo Presidente Hermenegildo Santos, contando com o apoio institucional do Ministério da Juventude e Desportos e do Comité Olímpico Angolano, factores determinantes na criação de condições de preparação, acompanha mento e valorização do alto rendimento juvenil”, refere a nota.
“Ao longo da sua trajectória, Viegas Bunga tem demonstra do força, determinação e coragem, superando adversidades e mantendo-se no topo do judo mundial por mérito próprio.
Trata-se de uma promessa sólida do judo africano e internacional, chamada a marcar presença e resultados nos próximos ciclos olímpicos, elevando o nome de Angola no panorama desportivo global”, conclui o documento.
Por: Kiameso Pedro









