A prova, que contará com a participação das selecções seniores masculinas de Angola A e B, Marrocos, bem como Cabo Verde, vai decorrer de 29 deste mês a 1 de Novembro, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, na capital angolana
O presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral “Maninho”, fez saber, em conferência de imprensa, que o objectivo do Torneio Internacional de Andebol Sénior Masculino – Angola 50 Anos é avaliar, preparar e projetar a Selecção Nacional que dentro de dois meses participará no Campeonato Africano em Kigali, Rwanda.
José do Amaral “Maninho” disse que será um bom torneio, tendo acrescentado que já estão todas as condições logísticas preparadas para o certame que é promovido no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 de Novembro.
“Inicialmente, tínhamos convidado o Congo Brazzaville, Brasil, Cabo Verde e Marrocos. Entretanto, tivemos uma desistência do Congo, por razões de ordem logística, mas, ainda assim, consideramos que a presença da selecção marroquina e cabo-verdiana, que são duas das melhores selecções do nosso continente. Penso mesmo que, para além do Egipto, provavelmente a Tunísia e estas duas selecções serão as três melhores equipas. Nós acreditamos que a Angola também tem um bom conjunto e queremos provar isto”, garantiu.
O responsável federativo reiterou que todas as condições de ordem logística e financeira estão criadas, tendo confirmado que a selecção de Cabo Verde começou a chegar ontem, bem como a equipa de Marrocos.
“Hoje chegará toda a delegação de Cabo Verde. Como é do vosso conhecimento, para a substituição da equipa do Congo, nós estamos a preparar uma Selecção Nacional B. Sentimos que temos muitos jogadores cadastrados de bom nível, então pensamos que Angola B também irá ter um bom desempenho e até poderá surpreender.
Portanto, o torneio, como já foi dito aqui, começará amanhã, quarta-feira, dia 29 deste mês”, assegurou. Maninho como também é tratado nas lides desportivas avançou que a segunda jornada do torneio será disputada no dia 30, ao passo que no dia seguinte está aprazada folga geral e dia 1 acontece a terceira ronda. “Portanto, cada dia dois jogos e será um torneio de todos contra todos”, explicou.
O dirigente afirmou que em princípio, a ideia é que o jogo da Angola seja o segundo do dia para manter a expectativa e o público dentro do Pavilhão Multiusos do Kilamba até o final da ronda. “A expectativa da FAAND é conquistar este campeonato, que a Selecção Nacional A possa vencer o campeonato. Se não vencer, não vem mal ao mundo, mas essa é a nossa expectativa”, revelou.
Kilamba palco do torneio
Questionado sobre a escolha do Pavilhão Multiusos do Kilamba, o presidente da FAAND respondeu o seguinte: “Teremos aqui jogadores de bom nível, e o Pavilhão Principal da Cidadela já não preenche alguns requisitos que são imprescindíveis em competições de alto nível. Portanto, será no Pavilhão Multiusos do Kilamba, que é o melhor campo do país.
A segunda questão, os acessos”, defendeu. José do Amaral “Maninho” avançou que a organização não vai cobrar bilhetes aos adeptos. “Pela experiência que tivemos no torneio feminino, os acessos serão gratuitos. Estamos a mobilizar também, provavelmente, alguns alunos das escolas. Estamos a ver se conseguimos autocarros”.









