Silva Candembo, referência no jornalismo desportivo angolano, vai lançar, no dia 19 deste mês, a partir das 17:00, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), na capital do país, a obra intitulada II Jogos da África Central –Testemunho de Afirmação da Soberania e da Identidade do Povo Angolano.
De acordo com uma nota a que este jornal teve acesso, o livro, editado no âmbito das celebrações do Jubileu dos 50 anos de Independência Nacional, propõe uma análise aprofundada de um dos mais relevantes acontecimentos polidesportivos alguma vez realizados em Angola, designadamente os II Jogos da África Central, disputados em Agosto de 1981.
Com 254 páginas, a obra está estruturada em 18 capítulos e conta com prefácio de Fernando Pereira. Nela, o autor revisita os primeiros passos do desporto angolano no contexto africano, enquadrando o evento num período particularmente desafiante da história do país.
Para além da vertente desportiva, Silva Candembo mergulha no ambiente político e militar da época, marcado pela guerra de agressão da África do Sul do regime do apartheid contra Angola, contextualizando o papel do país e dos restantes Estados da África Central num cenário de profundas transformações políticas no continente “berço da humanidade”.
Por: Kiameso Pedro









