Nesta noite, a partir das 18:00, no “velhinho” Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, Interclube e Formigas do Cazenga disputam o troféu da segunda prova mais importante do calendário basquetebolístico da federação angolana da modalidade
Embora as polícias entrem com estatuto de favoritas por serem vice-campeãs, as Formigas do Cazenga estão apostadas em fazer história.
Para isso, o conjunto sob a liderança de Ngouabi Salvador deve anular as principais unidades das polícias e ser eficaz nos lançamentos da linha dos dois e três pontos.
O treinador das Formigas do Cazenga, João Formosa, aprimorou, ontem, o aspecto físico, visto que o embate será de elevado grau de exigência. Além disso, trabalhou a condição mental, porque vão disputar a sua primeira final da referida competição.
Para chegar a esta fase, a formação afecta ao Ministério do Interior deixou pelo caminho o Clube Desportivo Recreativo La Bomba, mercê do triunfo, por 45-38.
Na primeira mão, as polícias não deram espaço de manobra ao vencerem por 22 pontos de diferença, ou seja, 60-42.
Por seu lado, o clube sob o comando de João Formosa eliminou o 1º de Agosto, por 56- 48, sendo que no primeiro encontro venceu por 67-55.
De realçar que o 1º de Agosto, de Paulo Macedo, foi o vencedor da edição passada ao derrotar o Interclube, por 62- 53, no Pavilhão da Cidadela, na capital do país.
Naquele encontro, a poste Cristina Matiquite (1º de Agosto) foi a atleta mais valiosa (MVP) com 18 pontos. Recorde-se que as polícias já conquistaram a prova em nove ocasiões, enquanto as militares venceram em dezasseis.
Por: Kiameso Pedro