A selecção sudanesa procura confirmar, esta terça-feira, favoritismo, quando medir forças com a Guiné Conacri, em partida a contar para a primeira jornada do grupo C do evento continental.
O desafio terá lugar no Pavilhão Multiusos Welwitschia Mirabilis, localizado na cidade de Moçâmedes, no Namibe, a partir das 14:00. Apesar de nunca se terem defrontado, os sudaneses detêm o favoritismo, visto que reúnem maior experiência comparativamente ao adversário. A propósito, o Sudão do Sul participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, realizados em Paris, na França.
Foi a terceira aparição consecutiva dos sudaneses nas Olimpíadas desde a estreia no Rio de Janeiro 2016. Na fase de preparação para as Olimpíadas de Paris, os Estados Unidos sofreram para vencer o Sudão do Sul por um ponto (101-100).
O conjunto africano chegou a liderar por 15 pontos numa extraordinária exibição perante os grandes favoritos à conquista da medalha de ouro em França. LeBron James foi a grande figura da partida, com o registo de 23 pontos, 6 ressaltos e outras tantas assistências.
Nas Olimpíadas competiu com as formações dos Estados Unidos, Sérvia e Porto Rico. Na estreia, suplantou o Porto Rico, por 90-79, sendo que na segunda ronda, perdeu para os EUA, por 103-86.
Na última ronda, voltou a claudicar, desta vez, com a Sérvia, por 96- 85. Com base nestes dados, os guineenses vão lutar para não saírem derrotados de forma expressiva.
Por: Kiameso Pedro