No âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto (PLANADESPORTO), o Governo pretende atingir, até 2027, a marca de dois milhões de praticantes em actividades desportiva
A informação foi divulgada esta quinta-feira no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) pelo Secretário de Estado para os Desportos, Paulo Madeira, quando participava na Sessão Temática n.º 33, dedicada ao Programa de Generalização da Prática Desportiva e Melhoria do Desporto de Alto Rendimento.
No entanto, o dirigente acredita que a cifra de três milhões pode se tornar uma realidade, desde que o trabalho seja feito “bem feito”.
Quanto ao desporto escolar, Paulo Madeira fez questão de ressaltar que o seu elenco vai apostar na formação e capacitação dos professores de educação física, para que este sector possa servir de base para o desporto federado.
Para isso, destacou que o seu grupo de trabalho tem colaborado com o Ministério da Educação, a Associação Nacional do Ensino Privado e a Associação Nacional dos Professores de Educação Física para a constituição da Comissão Nacional do Desporto Escolar.
Com a entrada em vigor desta comissão, Paulo Madeira afirmou não ter dúvidas de que haverá um aumento significativo da prática da educação física nas diversas regiões do país. Além disso, mencionou que as escolas públicas e privadas vão receber apoio técnico, assim como novas infraestruturas.
Nesse sentido, Paulo Madeira anunciou a implementação do desporto adaptado nas escolas como forma de inclusão social.
Relativamente ao desporto comunitário, referiu que o governo tem intensificado os contactos com os agentes desportivos no sentido de ajudá-los a criar suas respectivas associações, para que tenham personalidade jurídica e possam ser interlocutores do Estado.
No domínio da alta competição, ou seja, do desporto federado, sublinhou que o plano estabelece a necessidade de fomentar o apoio aos clubes de todas as modalidades para que o país possa formar campeões mundiais e olímpicos nos próximos anos.
No que diz respeito às infra-estruturas desportivas, assinalou que o plano contempla a reabilitação e construção de estruturas, garantindo que cada região do país tenha um espaço desportivo funcional até 2027.
Em relação à medicina esportiva, Paulo Madeira assegurou que a intenção é aumentar o número de profissionais e fisioterapeutas para que a medicina acompanhe o crescimento pretendido neste plano.
O evento contou com a presença do Secretário de Estado para os Desportos, Paulo Madeira, que foi o prelector da sessão, e do Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno dos Anjos Caldas Albino.
Também integrou a mesa do presidium Amélia Almeida, anfitriã e directora-geral do CIAM, reforçando o papel do Centro de Imprensa na promoção do diálogo sobre temas estratégicos para o país.
Por: Kiameso Pedro