A informação foi revelada ao jornal OPAÍS pelo chefe do Departamento do Gabinete dos Desportos da província de Icolo e Bengo, Cláudio Matias
À margem da tomada de posse do presidente da Associação Provincial dos Desportos Comunitários de Icolo e Bengo, Tito Cahálo, no município de Calumbo, o chefe de Departamento do Gabinete Provincial dos Desportos, Cláudio Matias, garantiu o apoio para o desporto comunitário.
Cláudio Matias fez saber que o Governo da província está atento naquilo que é o desenvolvimento do desporto comunitário, uma vez que é uma janela para jovens com talentos possam chegar ao desporto federado.
O dirigente assegurou que o desporto na província caminha a bom porto, porque vários são os clubes, núcleos existentes que vão legalizando as suas equipas para que possam juntar-se às variadas associações que vão surgindo.
“O desporto comunitário tem um valor muito grande para a juventude que compõe o elenco de cidadãos da província”, sublinhou o chefe de Departamento do Gabinete Provincial de Icolo e Bengo.
Cláudio Matias referiu que é no desporto comunitário onde muitos de jovens têm a oportunidade de mostrar as habilidades, as suas técnicas para as várias modalidades que existem, e depois os clubes olharem para estes jovens e enquadrá-los.
“O desporto praticado ao nível das nossas comunidades, nos nossos bairros, nas nossas aldeias, tem o poder único de unir pessoas, de fortalecer laços sociais, de incutir disciplina, respeito e espírito de equipa e de afastar os nossos jovens de caminhos menos desejados”, realçou.
Por outro lado, o governante revelou que as associações desportivas apresentam dificuldades no que toca à formação dos estatutos legais para conformarem as suas equipas.
“Esta é uma grande dificuldade, mas temos previstos cursos de capacitação e workshop para ajudá-los a tratar destas questões”, avançou, acrescentando que Icolo e Bengo conta com a Associação Provincial de Judo (a primeira a ser legalizada) e a mais recentemente Associação Provincial dos Desportos Comunitários.