Gelson Dala, jogador formado no 1.º de Agosto, está livre no mercado de transferência. Por essa razão, várias equipas africanas e europeias estão interessadas nos préstimos do internacional angolano, que é peça fundamental na manobra ofensiva dos Palancas Negras
O angolano Gelson Dala terminou esta segunda-feira o vínculo contratual com o Al Wakrah SC da Primeira Liga do Qatar, após um período de quatro anos. Ao serviço da formação árabe, o atacante marcou 51 golos em 92 jogos realizados, e conquistou um título da Primeira Liga, em 2023-24. Gelson Dala terminou a época de 2024-25 com dez golos e seis assistências, em 26 jogos disputados, divididos entre o clube e a Selecção Nacional.
Formado no 1.º de Agosto (equipa angolana), o internacional chegou ao Al Wakrah SC do Qatar por empréstimo, na temporada 2021-2022, proveniente do Rio Ave de Portugal, e na época de 2022-23 assinou em definitivo.
Preponderante da Selecção Nacional, o atacante ficou afastado da última etapa da Primeira Liga por ter manifestado o desejo de não renovar o contrato com o clube do Qatar.
Antes mesmo de estar livre no mercado, várias equipas demonstraram interesse em seus serviços, como, por exemplo, o Al-Ahly SC e o Zamalek SC, ambos do Egipto, que ambicionavam tê-lo antes do Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA, que decorre nos EUA.
O Sharjah FC, dos Emirados Árabes Unidos, também contava com os préstimos do atacante com uma proposta de um milhão de dólares (um dólar equivale a 917 kz). Jacinto Muondo Dala, natural de Luanda, representou o Sporting Clube de Lisboa (2016-17), Rio Ave (2017-18 e 2020-21) e Antalyaspor da Turquia (2019-20).