A Federação Angolana de Judo (FAJ) vai realizar, nos próximos dias, o curso nacional de arbitragem – Nível C, uma iniciativa que visa formar e actualizar árbitros, treinadores e praticantes sobre as regras oficiais da Federação Internacional de Judo (IJF). De acordo com um documento a que este jornal teve acesso, a acção formativa enquadra-se no plano estratégico da FAJ para fortalecer o
corpo nacional de arbitragem e garantir maior rigor e qualidade técnica nas competições realizadas em todo o território nacional. Segundo a federação, o curso surge como resposta à necessidade de padronizar critérios de arbitragem e elevar o nível das provas, tanto a nível provincial como nacional.
Durante o curso, os forman dos terão contacto directo com as regras atualizadas da IJF, incluindo aspectos relacionados com ética e conduta no tatame, sinalização e posicionamento e análise de vídeo com simulações práticas de combate.
A iniciativa pretende também promover a compreensão profunda do espírito e dos valores do judo, que vão além da competição e se estendem à disciplina, respeito e constante aperfeiçoamento técnico.
O curso destina-se a atletas, treinadores e demais agentes desportivos que pretendam atuar como árbitros ou aprofundar os seus conhecimentos sobre as regras e procedimentos das com petições oficiais.
Por: Kiameso Pedro