O taekwondista angolano Ladislau Francisco não vai competir nos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrem em Díli, capital da República Democrática de Timor-Leste. Em causa está um equívoco por parte da organização do evento.
Segundo o treinador Trindade Gomes, conhecido no meio desportivo como “Mestre Stefane”, houve uma alteração de última hora na categoria de peso atribuída ao atleta. “O atleta não vai jogar.
A organização chegou a nos enviar uma categoria, que é a de -41 Kg, e nós preparamos o Ladislau com base nesta categoria. Um dia antes de viajarmos para TimorLeste, demos conta de que nos enviaram uma categoria diferente (-51 kg).
Tentamos subir o peso, mas, infelizmente, pelo pouco tempo que temos não deu”, lamentou o experiente técnico do 1.º de Agosto ao serviço da selecção nacional de taekwondo nos Jogos da CPLP.
Recorde-se ainda que a atleta Imaculada Livongue também ficou impossibilitada de viajar, devido à ausência de passaporte ordinário ou de serviço. Apesar dos esforços da Federação, não foi possível resolver a situação atempadamente.
Assim, Ladislau Francisco e Imaculada Livongue vão concentrar-se na preparação para o estágio précompetitivo com vista aos Jogos Africanos da Juventude, agendados para Dezembro deste ano, em várias províncias de Angola.