A Federação Angolana de Desportos Náuticos (FADEN) reconheceu o apoio institucional do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), bem como do Clube Naval de Luanda, na realização do “Angola Optimist Team Racing International Regatta”, evento realizado de 17 a 20 deste mês, na capital angolana.
Segundo o documento assinado pela presidente da FADEN, Paula Lima Matoso, ao qual o jornal OPAÍS teve acesso, esta regata, inserida nas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 de Novembro, constituiu uma iniciativa de elevado valor técnico e simbólico.
O documento sublinha a participação de oito equipas, nomeadamente as selecções de Moçambique e Portugal, bem como seis equipas compostas pelos melhores atletas angolanos de acordo com o ranking nacional.
“Para além do espírito competitivo, o certame teve como objectivo proporcionar à Selecção Nacional de Optimist uma oportunidade de treino em ambiente competitivo de alto nível, tendo em vista a sua participação no Campeonato Africano da modalidade, a decorrer na Tanzânia em Agosto próximo”, lêse.
O mesmo documento acrescenta que a cerimónia de encerramento, que decorreu no Clube Naval de Luanda, contou com a presença do secretário de Estado para os Desportos, Paulo Madeira, assim como de membros do Comité Olímpico Angolano (COA).
Na classificação final, por atletas, Angola 2 ficou no primeiro lugar (Domingos Prazeres, Telmo Cambelete, Josivaldo Taveira e Manuela Filipe). Na segunda posição, Angola 1 (Pedro Paulo, Vasco Taveira, Paulo João e Gabriel Calembe), ao passo que o último lugar do pódio ficou Portugal (Laura Leiria Pinto, José Pedro Leiria Pinto, Martim Soares e Franco, Vasco Neto).