OPaís
Ouvir Rádio Mais
Sex, 1 Ago 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouvir
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Escolinha Joana Miguel “alimenta” sonho de futuros craques da bola ao cesto apesar das dificuldades

Fundada no dia 4 de Fevereiro de 2023, a Escolinha de Formação Desportiva Joana Miguel, na Sapú 2, em Luanda, ensina o bê-á-bá do basquetebol para centenas de jovens numa quadra cujo piso é de cimento e sem as medidas exigidas internacionalmente. O projecto, que sobrevive graças aos fundos próprios, tem também o objectivo de tirar os jovens dos maus caminhos

Mário Silva por Mário Silva
18 de Outubro, 2024
Em Desporto, Destaque
Tempo de Leitura: 5 mins de leitura
0
Escolinha Joana Miguel “alimenta” sonho de futuros craques da bola ao cesto apesar das dificuldades

A equipa de reportagem do jornal OPAÍS deslocou-se ao Projecto Ondjo Yeto, nas Casas Azuis, no município de Talatona, em Luanda, para constatar “in loco” como centenas de crianças e jovens aprendem a jogar basquetebol na Escolinha de Formação Desportiva Joana Miguel.

Assim que a equipa de reportagem chegou ao local, despertou atenção dos futuros craques, em masculino e feminino da bola ao cesto, que ensaiavam penetrações, dribles e condução da bola sob o olhar atento da ‘mister’ Neusa dos Santos e do coordenador técnico, Mário Belarmino Chipongue.

Apesar de o campo ter piso de cimento e não ter as medidas exigidas internacionalmente, não impede os jogadores de trabalharem com alegria. O campo, com piso pintado de verde, sendo que as linhas divisórias são brancas, tem duas ta-belas “chumbadas” na parede.

Entretanto, na parede onde está cada uma das tabelas, por baixo, há colchões para não colocar em risco a integridade física dos ‘garotos’.

À medida que decorria a reportagem, foi possível constatar que o recinto tem uma secretaria e WC, um bebedouro de água, funcional, e uma máquina para a prática de exercícios físicos. No entanto, o campo tem cobertura de chapa de zinco, o que obriga a que as sessões de treino sejam feitas num período não muito quente.

Apesar de as condições não serem das melhores, a Escolinha de Formação Desportiva de Basquetebol Joana Miguel está a formar futuros craques da modalidade da bola ao cesto que sonham um dia representar as cores da Selecção Nacional e jogar na NBA, como revela o menino Abel Miguel, de 13 anos.

Abel Miguel, que estuda a 8.ª classe, disse à nossa reportagem que tem passado mais tempo na escolinha, onde tem conciliado bem os estudos com o basquetebol.

O menino revelou que já aprendeu muitas coisas sobre o basquetebol na Escolinha Joana Miguel, como, por exemplo, fazer uma penetração, lançamento à curta e à longa distâncias. Abel Miguel, que actua na posição de base, sonha jogar no basquetebol profissional, no Petro de Luanda, equipa que domina actualmente o basquetebol angolano.

Para isso, tem consciência de que é imperioso trabalhar arduamente. Partilha da mesma opinião Manuel Gomes, de 18 anos: “escolhi praticar basquetebol nesta escolinha, porque tem bons professores”. Manuel Gomes, estudante da 11.ª classe, que frequenta o curso de Construção Civil, revelou que foi bem recebido pelos colegas que diariamente pensam coisas positivas.

O adolescente, que actua na posição de poste, tem como fonte de inspiração Aboubakar, atleta do Petro de Luanda, e Carlos Morais, atleta que recentemente ajudou os tricolores a conquistarem a Liga Africana de Basquetebol (BAL).

Quem não escondeu a satisfação pelo facto de estar na escolinha é o jovem Leonardo Miguel Tavira, de 16 anos. Fez saber que a escolinha Joana Miguel não está a formar só jogadores, mas também homens para a sociedade.

O extremo, que frequenta a 9.ª classe, aconselhou os jovens que vivem nas imediações do Projecto Nandó, Casas Azuis, Casa da Juventude, Praça do Sábado e Kididi Kiami para praticarem basquetebol, visto que é um desporto bom, tendo acrescentado que o desporto faz bem à saúde.

Por sua vez, Rebeca Bonifácio, de 16 anos, contou que chegou há um ano na escolinha, por intermédio do convite de uma prima. A poste Rebeca Bonifácio pretende partilhar o conhecimento sobre a modalidade com as outras meninas dentro do campo: “aqui não aprendemos só a jogar basquetebol, mas, sim, a sermos disciplinadas com as outras”.

Já Sara Pascoal, de 14 anos, garantiu que foi uma amiga quem fez o convite para jogar basquetebol.

Escolinha de Formação Joana Miguel na mira do 1.° Agosto

O coordenador técnico da Escolinha Joana Miguel, Mário Belarmino Chipongue, fez que saber que o 1.° de Agosto, que tem como presidente de direcção Gouveia de Sá Miranda, já manifestou interesse em fazer parceria com o projecto.Ainda assim, o antigo jogador relevou que é possível a escolinha caminhar sozinha: “vamos formar, depois passar os nossos talentos para outros clubes. Vamos procurar fazer protocolo.

Na formação, o que acontece é mais a cedência de material desportivo (bolas, cones e coletes) e não pagamento monetários na transferência de atletas”. Mário Belarmino Chipongue afirmou que o escalão de mini-basket tem muitos talentos que estão a ser cobiçados por alguns clubes, mas isso deve passar por um protocolo do patrono do projecto.“Colocámos à disposição os contactos do mentor da escolinha, porque sair um ou dois jogadores depende somente do patrono, Jorge Rufino, uma pessoa que ama o desporto”, explicou.

Mário Belarmino Chipongue: “é o primeiro projecto desportivo a nascer na Sapú 2”

O coordenador técnico da Escolinha Joana Miguel, Mário Belarmino Chipongue, contou que a ideia da criação do projecto surgiu do patrono da instituição, Jorge Rufino, ou seja, é também uma instituição de âmbito educacional, que é o Instituto Técnico de Saúde Joana Miguel.Mário Belarmino Chipongue explicou que o projecto era apadrinhado por Miguel Lutonda, antigo jogador da Nocal, Atlético Sport Aviação (ASA), 1.º de Agosto e da Selecção Nacional.

O responsável garantiu que o facto de viver nas imediações do Instituto de Saúde manifestou interesse em ajudar a desenvolver o projecto na comunidade, uma vez que é o primeiro projecto a nascer na Sapú 2.

O antigo jogador, que representou Angola nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, na Austrália, sublinhou que o projecto abriu no dia 4 de Fevereiro do ano passado, tendo lembrado que começou com oito crianças e agora congrega 160 atletas, em ambos os sexos, nos escalões de minibasket, sub-12, sub-14 e sub-16.

Depois da inauguração, Mário Belarmino Chipongue realçou que a escolinha começou a realizar torneios internos em que convidavam outras equipas e núcleos, ou seja, era uma forma de dizer que a Escolinha Joana Miguel está presente no panorama desportivo.

Mário Belarmino recordou que foi a convite do presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL), Carlos Júlio, que a escolinha começou a participar em torneios de mini- basket, em datas comemorativas como o 18 de Maio, dia do basquetebol. “Este ano, vamos abrir o escalão de sub-19. Como o estatuto já está bem definido, a escolinha será transformada em clube”, avançou.

Escolinha tem boa relação com encarregados dos jogadores

Mário Belarmino Chipongue, coordenador técnico da Escolinha de Formação Desportiva Joana Miguel, garantiu que a relação é boa com os encarregados de educação dos jogadores.

O dirigente relevou que a cada trimestre a escolinha realiza reuniões, de modo a passar informações de que é imperioso o acompanhamento dos meninos, o que tem motivados os mesmos a assistir aos treinos e jogos da escolinha.

Mário Belarmino Chipongue assegurou que os encarregados participam anualmente com 15 mil kwanzas, valor que serve para cobrir algumas despesas como a compra de bola, equipamento, cones, só para citar algumas.

O processo de admissão é praticamente gratuito, visto que o candidato deve apenas apresentar atestado médico, fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cédula Pessoal e duas fotografias tipo passe.

Após concluir o processo, o atleta está em condições para cumprir as sessões de treinos que no período da manhã decorre das 07:30 às 10:45, ao passo que de tarde vai das 14 horas às 16:30, sob olhar atento de cinco treinadores.

Projecto com dificuldades para recrutar meninas

O mentor e patrono da Escolinha de Formação Desportiva Joana Miguel, Jorge Rufino, revelou à nossa reportagem que a maior dificuldade neste momento é a construção de um campo maior.

Jorge Rufino fez saber que as obras estão para breve, cuja zona em que estará o futuro recinto não foi avançada. “Estamos a aguardar somente a licença de obras. A outra dificuldade é a questão da formação dos nossos coaches”.

O dirigente assegurou que a escolinha sobrevive graças aos próprios provenientes da entidade promotora.Mário Belarmino Chipongue, por sua vez, acrescentou ainda que recrutar meninas para os escalões de sub-14 é muito difícil, mas aos poucos o número já satisfaz a escolinha.

“Acho melhor não avançar números”, fechou-se em copas. “Precisamos de parceiros que apoiem a nossa escolinha para maior visibilidade na comunidade, de modo que possa atrair os pais a mandarem mais filhos ao nosso projecto, que tem tirado também os meninos dos maus caminhos”, solicitou.

Quanto ao material desportivo, Mário Belarmino Chipongue afirmou que a Escolinha Joana Miguel não está mal, mas, ainda assim, carece de mais apoio.

Mário Silva

Mário Silva

Relacionados - Publicações

Afrobasket:   Angola e Egipto medem força hoje em Abidjan
Desporto

Afrobasket: Angola e Egipto medem força hoje em Abidjan

27 de Julho, 2025
Angola começa hoje “odisseia” no Africano de Karaté em Abuja
Desporto

Angola começa hoje “odisseia” no Africano de Karaté em Abuja

26 de Julho, 2025
Selecção Feminina de Basquetebol viaja hoje para a Espanha
Desporto

Selecção Feminina de Basquetebol viaja hoje para a Espanha

6 de Julho, 2025
Obituário:Diogo Jota enluta futebol mundial
Desporto

Obituário:Diogo Jota enluta futebol mundial

3 de Julho, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouvir Rádio Mais

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.