Angola recebeu esta quartafeira um lote de material desportivo específico para massificação, proveniente da China, para integrar o Plano de Desenvolvimento em curso (Planadesporto 2024-2027).
Trata-se de um lote completo, entregue pela Embaixada da China em Angola, destinado a oito modalidades, com destaque para o andebol, o futebol, a ginástica, o ténis de mesa, o ténis e o atletismo, que começam a ser distribuídos brevemente.
O acto de entrega aconteceu no Pavilhão Multiusos do Kilamba, e foi orientado pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, que recebeu o material da parte da encarregada de Negócios da Embaixada da China em Angola, Chen Feng.
Na ocasião, o ministro disse que o seu sector está a trabalhar com vários parceiros para além da China. “É um equipamento com muita qualidade. Por isso, nós decidimos apetrechar o ginásio de uma província, no caso da ginástica, com todo o equipamento que aqui está”, referiu. Segundo o ministro, o resto do material vai ser distribuído por várias escolas de iniciação, que já estão identificadas.
Rui Falcão disse que, com a China, a parceria se estende às infra-estruras desportivas em que o importante é cumprir as metas do Planadesporto. O Planadesporto (Plano Nacional para o Desenvolvimento do Desporto 2024-2027) é a estratégia delineada pelo Governo para transformar e fortalecer o sector desportivo no país, nos próximos anos.