A Casa Pessoal do Porto do Lobito (CPPL) entrou com o pé direito na 45.ª edição do Campeonato Nacional Júnior feminino de andebol, ao vencer, esta segundafeira, a Obra Social da Maxinde, por 29-18, no Pavilhão do Matrindindi, em Benguela.
No período de descanso, a equipa da região dos flamingos já liderava o marcador com três golos de vantagem (11-8). O encontro, válido para a primeira jornada da série B, demonstrou o bom entrosamento da Casa Pessoal, que se destacou pela eficácia ofensiva e disciplina táctica.
A turma da cidade do Lobito mostrou, desde cedo, superioridade técnica, consolidando o triunfo na segunda metade da partida. Na outra partida do grupo, o Atlético da Madeira não deu hipóteses ao Desportivo da Huíla e venceu por expressivos 30-16.
A formação da Madeira já vencia ao intervalo por 12-8 e manteve a pressão até ao apito final, mostrando-se como um dos candidatos a avançar na competição. A competição arrancou esta segunda-feira e decorre até 9 do mês que se avizinha.
De realçar que a cerimónia de abertura contou com a presença de figuras de destaque do desporto nacional, nomeadamente o presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral Júnior “Maninho”, e o director provincial da Juventude, Cultura, Turismo e Desporto, Pascoal Bento Luís, que representou o governador de Benguela, Manuel Júnior.
Durante os discursos inaugurais, foi sublinhada a importância do andebol de formação como pilar do desenvolvimento da modalidade no país. Além disso, as autoridades enalteceram ainda o papel da província como palco de grandes eventos desportivos e formador de talentos.
Por: Kiameso Pedro