Os nadadores nacionais entram em acção, nesta terça-feira, às 8:00,com o objectivo de alcançar lugares no pódio, num dia marcado por provas de elevada exigência técnica e física, em masculinos e femininos, na Piscina do Alvalade, em Luanda.
Entre as provas agendadas constam os 50 metros livres em masculinos e femininos, uma das disciplinas mais rápidas e disputadas da natação, onde a selecção nacional espera bons desempenhos.
O programa competitivo inclui ainda os 200 metros estilos, também em ambos os sexos, prova que exige versatilidade técnica dos nadadores, ao combinar os quatro estilos da modalidade. Nas provas de fundo, estão previstas as disputas dos 800 metros livres em femininos e dos 1500 metros livres em masculinos, consideradas das mais longas e exigentes do calendário.
A agenda do dia contempla igualmente as estafetas 4×100 metros livres, em masculinos e femininos. Em declarações a este jornal, o coordenador dos media e porta-voz da modalidade, Luís Costa, fez questão de assinalar que as eliminatórias decorrem no período da manhã, a partir das 8:00, enquanto as finais estão programadas para o período da noite, com início às 18:00.
Luís Costa adiantou ainda que, na quarta-feira, 17, disputa-se a prova de águas abertas, isto é, na Ilha de Luanda. Questionado sobre o reduzido número de medalhas conquistadas pelo país desde sexta-feira, inferior a cinco, o coordenador sublinhou a necessidade de se investir na base da modalidade.
Segundo o responsável, é fundamental aumentar o número de praticantes e clubes, bem como descentralizar a natação, deixando de concentrar a modalidade apenas em Luanda, como forma de garantir melhores resultados no futuro, estando o encerramento das provas marcado para quinta-feira.
Por: Kiameso Pedro









