Após quatro anos de domínio de Benguela, Cambando José, do Real Cassembele Sport Club de Malanje, venceu, com sete pontos, o Campeonato Nacional Absoluto de Xadrez-Zonal B, ao empatar com Thanga Neto, da selecção da Lunda-Sul, na última jornada (9.ª).
Único candidato a mestre (2041), na penúltima jornada Camando empatou ainda com Estevão Sousa (elo 2007), do 70 de Benguela, marcando o fim da hegemonia de Benguela que dominou a prova nos últimos quatro anos, e que tinha Joaquim da Costa como oúltimo campeão nacional do Zonal B.
Desta feita, os 10 primeiros classificados, dos quais o adolescente Mateus José, do Bravos do Maquis do Moxico, estão apurados para a fase final do campeonato nacional a decorrer em Julho, na província do Uige.
Estão apurados ao Campeonato Nacional Cambando José (Malanje), Ângelo Segunda (Huambo), Lopes Belchior (Huila), Estevão Sousa (Benguela), José dos Santos (Malanje), Joaquim da Costa (Benguela), Armando José (Huila), José Ribeiro (Malanje), ThangaNeto (Lunda sul) e Mateus José (Moxico).