O defesa angolano Bastos Quissanga foi titular, no sábado, na vitória (3-1) da sua equipa, Botafogo, frente ao Grêmio Novorizontino, ambas formações do Brasil, em partida de carácter particular, tendo em vista a temporada 2025/2026.
Bastos Quissanga cumpriu os 90 minutos do desafio jogou sem limitação, o que levanta alguns questionamentos sobre a dispensa dos serviços da Selecção Nacional.
O combinado angolano, às ordens de Pedro Gonçalves, empatou a uma bola, na quinta-feira, 20, no reduto da Líbia, e amanhã, às 17:00, recebe o Cabo Verde, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em jogo das eliminatórias de acesso ao Mundial 2026, a disputarse no Canadá, México e Estados Unidos da América.
No dia 14 deste mês, a Federação Angolana de Futebol (FAF), por via de uma nota de imprensa, esclareceu aos adeptos do futebol e da opinião pública, que o defesa Bastos Quissanga foi dispensado da convocatória da Selecção Nacional, devido a lesão.
A mesma nota refere que o jogador, que sofreu uma lesão no joelho no dia 6 de Fevereiro deste ano, retomou os treinos na passada quarta-feira, 12, de forma condicionada, e ainda não está em condições de dar o seu contributo aos Palancas Negras.
A nota acrescenta que a decisão de dispensar o atleta foi a pedido do Botafogo, clube a que está vinculado, foi tomada em conjunto com o seleccionador nacional, Pedro Gonçalves, e visa salvaguardar a total recuperação física de Bastos Quissanga.
Por outro lado, o médio Show, que não foi convocado para a dupla jornada de apuramento para o Mundial por se encontrar a recuperar de uma lesão, foi suplente não utilizado na vitória da sua equipa, FC Dallas.
O FC Dallas venceu, por uma sem resposta, na madrugada de domingo, o Real Salt Lake, em partida referente à 5.ª jornada da Fase Regular da Conferência Oeste, da principal Liga Norteamericana de futebol “MLS”.