Acidade de Buenos Aires acolheu, no sábado, a prestigiada cerimónia internacional “Hall of Fame Martial Arts 2024-2025”, um dos mais importantes eventos de reconhecimento de atletas, mestres e líderes das artes marciais em todo o mundo, segudo uma nota.
A nota refere ainda que, nesta edição, Angola voltou a estar em destaque, afirmandose como potência emergente no continente africano e registando um dos anos mais fortes de sempre nas modalidades de combate. “Sob a liderança visionária do ministro da Juventude e Desportos, Sensei Rui Falcão Pinto de Andrade, o país alcançou resultados expressivos em 2024- 2025, acumulando medalhas e títulos africanos e mundiais em MMA, Karaté-Dó, Judo e Artes Marciais Chinesas”, cita a nota.
A mesma nota acrescenta que o ponto alto deste ciclo foi a obtenção da mais alta graduação africana no estilo Wing Chun Kuen Kung-fu — Grande Mestre (10.º Dan), um feito histórico que coincide com o ano em que Angola celebra os 50 anos da Independência Nacional.
“Apesar de a delegação nacional não ter estado fisicamente presente, devido às celebrações oficiais dos 50 anos, os representantes angolanos foram formalmente homenageados e distinguidos na gala internacional: Sensei Rui Pinto de Andrade; GM Mauro Fortes; Sensei Armando (Scott) e Edgar Leandro (Embaixador)”, lê-se.
A nota assegura que esta distinção reforça a visão estratégica do Executivo: “transformar o desporto numa plataforma de valorização juvenil, excelência competitiva e afirmação internacional de Angola”, tendo acrescentado que as artes marciais angolanas reafirmam-se, assim, como símbolo de disciplina, resiliência e orgulho nacional.









