Angola sagrou-se na noite de sábado, em Luanda, tricampeã africana de Artes Marciais Mistas, com 87 medalhas, em prova disputada no pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda.
Após o feito protagonizado pela primeira vez em 2023, também na condição de anfitriã, e em 2024, na Namíbia, o combinado nacionalvoltou a não dar hipótese e arrebatou 37 medalhas de ouro, 35 de prata e 15 de bronze em juvenis, juniores, seniores e masters.
No evento, decorrido no pavilhão Multiusos do Kilamba, nas celebrações do jubileu da independência nacional, alcançada em 1975, Angola relegou para a segunda posição a RDC, país com tradição na modalidade.O Congo democrático foi segundo com números de medalhas muito inferiores ao campeão.
Obteve apenas seis de ouro, duas de prata e o mesmo número de bronze.Em seguida, ficou a África do Sul, que ocupou a última posição de pódio, ou seja, a terceira da geral, com quatro de ouro, o mesmo número de prata e uma de bronze.
A Namíbia foi a quarta posicionada com quatro medalhas de ouro e uma de bronze, enquanto os Camarões, com duas de ouro, quatro de prata e seis de bronze, ficou em quinto.