As selecções nacionais de cadete e júnior, em ambos os sexos, começam quinta-feira, em Luanda, a luta pela manutenção do pódio no Campeonato Africano, a disputar-se de 16 a 20 deste mês, no Pavilhão da Cidadela.
Na edição passada, em 2024, decorrida em Túnis (Tunísia), o combinado nacional conquistou três medalhas de ouro, em cadetes, por intermédio de Rosiana Alberto, Yola Piedade e Calmita Samaba. As judocas Lopes António, Josue Fernando e Adelino Simão garantiram a prata no escalão de juniores.
Angola participará com 65 atletas, sendo 31 masculinos e 34 feminino, numa prova que contará com concorrentes de 19 países. Além da anfitriã, estarão presentes as selecções do Zimbabwe, da Zâmbia, da Tunísia, da África do Sul, do Senegal, do Níger, de Moçambique e de Marrocos. Madagáscar, Líbia, Guiné, Djibouti, Egipto, República Democrática do Congo, Congo Brazzaville, Camarões, Burundi e Argélia completam o grupo.
Estarão em disputa sete categorias de pesos, em masculino -60kg, – 66kg, -73 kg, – 81kg,- 90kg, -100kg e +100kg, e em feminino – 48kg, -52kg, -57kg, – 63kg, -70kg, – 78kg e +78kg. Para o evento, já estão no país as representações da Tunísia e de Marrocos, esperando-se a qualquer momento a chegada de outras selecções intervenientes.