A Selecção Nacional de futebol de honras estreia-se na segunda-feira, 22, diante da África do Sul, no Estádio de Marraquexe, a partir das 18:00 (hora de Angola), em jogo do grupo B, no arranque da sua campanha no evento continental
Angola participa pela décima vez na fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), consolidando uma presença regular no principal palco do futebol africano nas últimas décadas. Inserida no grupo B, a selecção angolana estreia-se diante da África do Sul.
Após a estreia frente à África do Sul, o conjunto angolano volta a entrar em campo na segunda jornada, a 26 do corrente mês, para defrontar o Zimbabwe, num jogo considerado crucial para as contas do apuramento. A fase de grupos encerra para os Palancas Negras no dia 29 deste mês, com um duelo de elevado grau de dificuldade diante do Egipto, selecção mais titulada da história da competição.
Apesar de nunca ter conquistado o troféu africano, os Palancas Negras apresentam-se no Reino de Marrocos motivados por uma campanha de qualificação consistente e por uma geração de jogadores que alia disciplina táctica e competitividade, com destaque para Milson, Zito Luvumbo, Gelson Dala, David Carmo, Fredy, Mabululu, Gaspar, só para citar estes.
O objectivo mínimo da selecção passa pela ultrapassagem da fase de grupos, numa competição em que os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros seguem para os oitavos-de-final.
Eis os convocados:
Guarda-redes: Neblú (1.º de Agosto), Hugo Marques (Petro de Luanda) e Dominique (Etoile Carouge da Suíça). Defesas: Eddie Afonso (Petro de Luanda), Clinton da Mata (Lyon de França), Núrio Fortuna (Volos FC da Grécia), Tó Carneiro (AS FAR do Marrocos), Jonathan Buatu (Gil Vicente de Portugal), Kialonda Gaspar (Lecce de Itália), David Carmo (Real Oviedo de Espanha), Rui Modesto (Udinese de Itália) e Pedro Bondo (Famalicão de Portugal). Médios: Fredy (Bodrumspor da Turquia), Maestro (Alanyaspor da Turquia), Show (Kocaelispor da Turquia), Manuel Keliano (A. Grozny da Turquia), Mário Balbúrdia (Boluspor da Turquia) e Beni Mukendi (Vitória SC de Portugal). Avançados: Mabululu (Al-Ahly Tripoli da Líbia), Milson (Crvena Zvezda da Sérvia), Chico Banza (Zamalek do Egipto), Gelson Dala (AlWakrah do Qatar), Manuel Benson (Swansea City do País de Gales), Ary Papel (Al Akhdar da Líbia) e Zito Luvumbo (Cagliari da Itália).
Por: Kiameso Pedro









