Angola celebra, esta quarta-feira, 20 anos da inédita qualificação para o Campeonato do Mundo de Futebol, realizado em 2006, na Alemanha.
O feito histórico aconteceu a 8 de Outubro, no Estádio Internacional Amahoro, Rwanda, com golo de Akwa, tido como um dos mais importantes dos “Palancas Negras”.
O golo do antigo capitão marcou, igualmente, a qualificação inédita dos países africanos falantes da língua portuguesa para a maior prova do futebol mundial, depois de décadas de tentativas frustradas.
Na altura, Akwa era o nome mais sonante do combinado nacional, que tinha menos possibilidades de chegar ao Mundial, mas acabou por surpreender as fortes candidatas do grupo (Nigéria, Argélia e Gabão).
Ao longo da campanha, Angola obteve em dez partidas um total de 7 vitórias, 2 empates e uma derrota.
Do grupo, que disputou as eliminatórias, orientado pelo Oliveira Gonçalves, constavam João Ricardo, Marito, Lamá, Yamba Asha, André Macanga, Gilberto, Jamba, Maurito, Kali, Akwa, Figueiredo, Jacinto, Flávio, Zé Kalanga, Mendonça, Bruno Mauro, Lebo Lebo, Love Kabungula, Locô, Dias Caires, Manuel, Mantorras, Marco Paulo, Filipe, Miloy, Elisio, Rats, Chinho, Paulinho, Mateus, Delgado, Avelino Lopes, Simão, Sérgio, Joel, Stopirra, Valente.
Angola integrou o grupo B, com as selecções da Argélia, Gabão, Nigéria, Rwanda e Zimbabwe.
Resultado da qualificação:
Argélia – Angola (0-0)
Angola – Nigéria (1-0)
Gabão – Angola ( 2-2)
Angola – Rwanda ( 1-0)
Angola – Zimbabwe ( 1-0)
Zimbabwe – Angola ( 2-0)
Angola – Argélia ( 2-1)
Nigéria – Angola ( 1-1)
Angola – Gabão ( 3 -0)
Rwanda – Angola ( 0-1)
Texto: ANGOP