A Selecção Nacional sénior feminina de andebol inicia, hoje, segunda-feira, 13, na capital do país, o quarto ciclo de preparação com vista à sua participação no Campeonato do Mundo, que se disputa de 26 de Novembro a 14 de Dezembro do corrente ano, na Alemanha e nos Países Baixos. De acordo com um documento da federação angolana da modalidade a que este jornal teve acesso, os trabalhos vão decorrer até o dia 19 do corrente mês.
O seleccionador nacional, Carlos Viver, pretende reforçar a condição física e técnica das jogadoras, com o objectivo de garantir uma prestação exemplar da selecção angolana no evento mundial.
A preparação integra sessões teóricas e práticas, incidindo no reforço da coesão táctica, dinâmica defensiva e eficácia ofensiva. Eis as convocadas: Guarda-Redes: Eliane Mota Paulo (1.º de Agosto) e Cristina Gregório Miguel (Sporting Clube de Luanda).
Pontas: Natália Bernardo dos Santos (1.º de Agosto), Marcela Gonçalves Tati (1º de Agosto), Emingarda de Fátima Ferreira (Sporting Clube de Luanda) e Balbina Afonsa Nunda (1º de Agosto). Centrais: Helena Gilda Simão Paulo (CSM Targu Jiu) e Regina Lino Marcos (1.º de Agosto).
Pivôs: Dionana Kalunga Epalanga (1.º de Agosto) e Liliane Martins Mário (KR Krim). Laterais: Azenáide Danila Carlos (ZRK Crvena Zvezda), Rossana Sebastião Mateus (1.º de Agosto), Lurdes Manuel Pedro (1º de Agosto), Anastácia Jerónimo Cambongo (Sporting Clube de Luanda), Bernardeth Carla Belo (1.º de Agosto) e Stelvia de Jesus Pascoal (CS Rapid Bucarest).
Recorde-se que a equipa técnica é composta ainda por Nelson Damião Catito (treinador-adjunto), Anderson Fortunato Mateus (preparador físico) e Nhiara Akassana de Sousa Bessa (fisioterapeuta).
O combinado nacional vai disputar a fase inicial do Mundial no grupo H, com a Noruega, Coreia do Sul e Cazaquistão. A melhor participação de Angola num mundial aconteceu em 2007 (França) onde ocupou o sétimo lugar.
Por: Kiameso Pedro