Atletas olímpicos, paraolímpicos e não olímpicos participaram, na segundafeira, no 17.º aniversário da Associação de Atletas Olímpicos e Paralímpicos de Angola (AAOPA), onde partilharam momentos interactivos, lúdicos e jogos de luta e xadrez, na Piscina do Alvalade, em Luanda, segundo uma nota chegada à redacção do jornal OPAÍS.
No encontro, os convidados participaram ainda numa palestra sobre saúde e bem-estar com os prelectores Danercia da Taborda e Félix Chissola. Pedro Godinho, presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), marcou presença na iniciativa, onde reconheceu que a data é para reflectir. “Falamos de 45 anos de presença nos Jogos Olímpicos. Se calhar somos poucos para o muito que há para se fazer.
Mas reafirmo o fiel compromisso da actual comissão executiva de, ladoalado com a AAOPA, promover o olimpismo com foco no atleta e no período póscarreira”, declarou. Por seu lado, o primeiro vice-presidente da AAOPA, Joaquim Gomes, agradeceu aos presentes: “este dia é muito importante e especial para nós. Fazer parte desta Associação é amizade, é fair play e irmandade”, indicou.
Na sua intervenção, a segunda vice-presidente da AAOPA, Esperança Gicasso, aproveitou o momento para partilhar a sua vasta experiência desportiva que inclui o oitavo lugar nos Jogos Paralímpicos de 2016 e várias medalhas, entre as quais a de bronze no Mundial de Atletismo Paralímpico em Lyon, França, (2013), e uma de prata e outra de bronze no Mundial de Atletismo Paralímpico de Londres, Inglaterra, em 2017.
“Não é fácil, mas é sim possível um atleta paralímpico conseguir, com muita dedicação, atingir os seus objectivos, sempre com resiliência e coragem”, resumiu. A AAOA é uma organização desportiva não governamental que conta com 12 modalidades e 222 atletas inscritos.









