Nos dias 22 e 23 de Agosto, o renomado grupo musical da Guiné-Bissau, Tabanka Djaz vai realizar dois concertos seguidos ao vivo em Luanda. Na sexta-feira, 22, o conjunto vai estar no Centro de Conferências de Belas (CCB), a partir das 21 horas, para levar o público ao rubro com os vários temas do seu vasto repertório musical.
Já no Sábado, dia 23, o trio formado pelos irmãos Micas, Zé Carlos e Juvenal Cabral volta a entrar em cena, desta vez no Espaço Aplausos, na Centralidade do Sequele, na província do Icolo e Bengo, com o espectáculo inédito que promete aquecer a noite fria daquele município.
O concerto, produzido pelo Espaço Aplausos, está enquadrado nas Festividades dos 50 anos de Independência Nacional e, ao mesmo tempo celebrar o quinto aniversário de elevação do Sequele à categoria de município. Em palco, o conceituado grupo internacional guineense vai brindar o público com temas icónico como “silêncio”, “mendigo”, “meu segredo”, “sperança”, “nha amiga” e outros que compõem o repertório do agrupamento.
Trajectória musical
Tabanka é um agrupamento musical da Guiné-Bissau, fundado em 1988, e após uma digressão nos E.U.A., resolveu gravar o seu primeiro álbum Homónimo, que foi editado em Janeiro de 1990. O segundo disco, Indimigo, foi lançado em 1993.
Em 1996, é lançado Sperança, que atinge o disco de platina, e em 1997 são nomeados para os prémios de música Ngwomo Africa o equivalente aos Grammys no Continente Africano.
Em 1999, a convite de Martinho da Vila, participam no projecto “Lusofonia” e consolidam o seu estatuto, em especial a nível de embaixadores do Gumbé, um ritmo musical oriundo da região de Bissau.
Com uma trajectória artística de mais de 30 anos de estrada, o conjunto consolida-se como um dos mais aclamados agrupamentos musicais dos PALOP’s e DA África Austral, com temas musicais que marcaram e continuam a marcar diferentes gerações e etapas da música africana. Em 2002, lançaram o álbum “Sentimento”, com participações de Martinho da Vila e do guitarrista guineense Tony Dudu.
O grupo enfrentou um período de silêncio devido à perda de um membro, à crise financeira e à partida de um integrante para Angola. Em 2013, lançaram o álbum “Depois do Silêncio”, celebrando 25 anos de carreira.
Em 2020, gravaram o single “Sociedadi Di Kinancois” e em 2022 lançaram dois EP’s, “Mendigo” e “Prometo”, com participações de Manescas Costa, Gogui e Kyaku Kyadaff.
Discografia
Em termos de discografia, o grupo conta com cinco álbuns lançados, nomeadamente: Tabanka Djaz (1990), Indimigo (1993), Sperança (1996), Sintimento (2002) e Depois Do Silêncio (2013).