O actor e produtor Sílvio do Nascimento foi recentemente eleito como o novo presidente da Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA), marcando um novo capítulo e novos desafios para a sua trajectória artística e profissional. Com uma carreira sólida no mundo do audiovisual, tanto como ator e produtor como apresentador de TV, Sílvio Nascimento é amplamente reconhecido pelo seu contributo na valorização da cultura angolana, dentro e fora do país.
Quanto ao novo desafio que decidiu abraçar, o actor deixa uma clara e objectiva: quer lutar pela valorização dos profissionais de cinema e tornar o sector uma área esctratégica para o futuro de Angola.
“A nossa missão é clara: valorizar o artista, criar condições para o seu trabalho e tornar o cinema angolano num setor estratégico para o futuro do país”, escreveu Sílvio Nascimento no seu perfil do LinkedIn.
Reforçou que é tempo de acreditar na mudança, na união da classe e de agir em direcção ao progresso e à melhoria do sector que nos últimos anos tem se debatido com inúmeras dificuldades. “Este é o tempo de acreditar, de unir e de agir”, rematou o actor na sua mensagem.
Conhecido no mundo do cinema a nível nacional e internacional, tem também uma carreira de produtor de cinema bastante sólida. Foi produtor da curta-metragem Mulher (2022) e do filme Nossa Senhora da Loja do Chinês (2022).
Já como actor, destacou-se em filmes como Mutu Mbi (2022), Linhas de Sangue (2018), e em novelas como a portuguesa Amor Amor (Sic, 2021), filme angolano Falso Perfil (2018) e a telenovela angolana O Rio (Kwenda Magic, 2022).
Desempenhou ainda personagens emblemáticos no audiovisual angolano como Paulo, em Jikulumessu (2014), e Somboca, em Marcas do Passado (2014).
APROCIMA
Fundada a 16 de agosto de 2014, a APROCIMA é uma associação dedicada ao desenvolvimento do cinema angolano. Reúne produtores, realizadores, técnicos, atores e outros profissionais do setor, promovendo projetos que valorizam a identidade cultural e ampliam a visibilidade das produções nacionais, com o objetivo de torná-las uma referência no continente africano.
A eleição de Sílvio Nascimento representa uma provável mudança de direção na jornada da APROCIMA, numa resposta às exigências de um setor que procura maior profissionalização, internacionalização e novas oportunidades para os jovens talentos.